5 documentos obrigatórios para abrir um empresa Simples Nacional (MEI)

Você sabe quais documentos tem que apresentar para abrir uma empresa do Simples Nacional, como na hora de se tornar um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo?

Trouxemos os documentos aqui que são importantes para isso independente se você vai fazer isso sozinho ou com a ajuda de um contador. Então, anote aí o que levar na hora de fazer a inclusão do Simples Nacional.

E dependendo do estado, pode ser que tenha uma outra coisinha a mais. Mas, no geral, o importante é selecionar esses itens aqui mesmo.

O que os órgãos costuma usar, via de regra. E esses documentos devem ser originais. A ideia aqui, de modo geral, é te ajudar na abertura da empresa.

Fizemos uma breve lista e abaixo vamos falar um pouco mais do que é importante, tirando algumas dúvidas. Confira a listagem e continue lendo.

Quanto aos documentos pessoais, de todos os sócios, anote aí:

1 – RG e CPF (carteira de motorista é documento válido quando contém os 2 dados)

2 – Título de eleitor

3 – Último recibo de entrega do Imposto de Renda

4 – Comprovante de endereço

5 – Se casado(a), certidão de casamento

A lista

Na hora de abrir a empresa, o ideal é que se faça umaa listinha que pode ser entregue também para o seu contador.

Agora, caso você queira incluir sua empresa no simples nacional, vai ter que ter esses documentos originais, ok?

Então, você leva estes documentos pessoais do empresário ou sócio e tudo fica mais simples de ser feito. Esta listinha vai ser super útil e vai agilizar bastante aí a sua conversa no órgão que é responsável pela abertura.

Ter em mãos a lista do que é preciso e justamente os documentos é uma atitude que já vai mostrar a sua organização no novo empreendimento, o que torna imprescindível para que se tenha sucesso nessa nova caminhada.

Documentos da Empresa

E agora os documentos da futura empresa, quais são eles?

Você vai precisar levar um comprovante de endereço da sua futura empresa.

Ee se você não sabe ainda onde a sua empresa vai residir, fique atento porque tem muitas prefeituras que aceitam que seja registrado o endereço de residência do empresário no lugar da empresa também, especialmente se for um MEI.

Mas, o ideal é levar o comprovante da sua empresa.

Então somado a aquela lista de documentos pessoais, leva também o comprovante de endereço da empresa.

Ah, para não perder viagem, você leva o último carnê do IPTU, que é o imposto da residência e nele tem várias informações sobre o lugar.

Por que tenho que levar isso?

Essas informações vão ser usadas pelo seu contador ou pelo responsável pela abertura da empresa para a elaboração de contratos, requerimentos protocolados, comercial e com base no impostos e também na aprovação da prefeitura.

O que a gente sabe é que hoje em dia, no Brasil, ter uma empresa não é fácil, ainda mais se considerarmos a burocracia. Por isso, os documentos são usados para vários fins e servem como garantia do empreendimento.

Notícia PB


DEIXE SEU COMENTÁRIO